Sou falso ou verdadeiro?

“João 4.23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”
Quando João nos remete indagando sobre “os verdadeiros adoradores”, podemos dizer que também existem os falsos!
A princípio, onde estão os falsos adoradores?
Talvez o mais intrigante seja o fato de que estes falsos adoradores nem saibam que são!
Nós como seres humanos possuímos uma grande capacidade de adaptação e aprendizado, isto faz com que coisas que outrora eram difíceis, depois de um tempo de prática se tornam comuns.
Assim também acontece com nossa motivação! Quando as coisas são diferentes, novas e atrativas, a buscamos, mas quando perdem estas características, tendemos a largar de lado, ou vivendo-as por costume!
Isto quer dizer que se nós tratarmos Deus e sua palavra, como coisas de nossas vidas, logo estaremos cansados, desmotivados, achando que já vivemos todas as experiências de Deus, e nossa vida se limitará a meros freqüentadores ou não de igreja! Seriam estes os falsos adoradores?
Michelle Martins (2007) faz uma reflexão dizendo: “É muito difícil obedecer a Deus quando lidamos com algo que é muito importante ou prazeroso para nós, e é aí que o Senhor reconhece os seus verdadeiros adoradores!”
Quantos não tem buscado a Deus, pela dificuldade que encontram em deixar de fazer aquilo que não O agrada? Muitos até encontrando suas “muletas” justificáveis, na vida de outros! Seriam estes os falsos adoradores?
E onde estão os verdadeiros adoradores? Quem são eles? Como saber se sou quem o pai procura? Eis alguns versículos que podem nos auxiliar inicialmente:

SALMOS:
26.2 Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.
119.10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.
119.145 De todo o coração eu te invoco; ouve-me, SENHOR; observo os teus decretos.
PROVÉRBIOS:
3.5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
Quem tem olhos para ler, pense!
E caminhemos junto neste propósito, JNC.
Hudson Souza
25/01/2010